Empathia, é o nome de um novo projecto no setor imobiliário português, com o objectivo de proporcionar uma solução transformadora para a população sénior.
Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo. Entre os cerca de 10 milhões de residentes, há 2,5 milhões que têm já mais de 65 anos, sendo que a perspectiva é de que a proporção de população idosa continue a aumentar.
Portugal lidera o ranking da União Europeia em termos da proporção de pessoas com mais de 65 em relação ao total de habitantes, estando no top mundial. Oferta crescente de residências sénior está muito aquém das necessidades.
Num investimento de cerca de 11 milhões de euros, a multinacional DomusVi inaugura a Possolo 24, a primeira Unidade de cuidados de saúde na Lapa, em Lisboa.
Num terreno de 5,3 hectares, em Almada, vai nascer o projecto Senior Living/Health Facilities, uma residência sénior com um edifício de serviços de saúde, bem como 10 moradias unifamiliares e amplas zonas verdes.
Trata-se de um Complexo Residência Sénior localizado na freguesia de Orca, município do Fundão, e o servicer avança que a sua transacção foi concluída na casa dos sete dígitos.
As residências da Portugal Senior Health Care em Coimbra e Marinha Grande contam com 60 camas, cada e a Via Senior será responsável pela colocação em exclusivo de idosos nestas unidades.
"Domaine de Vilamoura" é o projecto que resulta de uma parceria entre a Nexity Portugal, o Grupo AEGIDE e a Perial ASSET Management para Apartamentos Turísticos sénior em Vilamoura.
O envelhecimento dos países europeus e coloca países, como Portugal, com falta de meios para dar conta do acelerado envelhecimento da sua população, revela a Cushman & Wakefield.
Em Portugal, o mercado de residências seniores é alvo do interesse de players internacionais que alargam as suas estratégias de expansão em território português.